Baixe GRÁTIS o Livro, informe seu e-mail:

Planejamento

Logistica para Lojas Virtuais

E-Logística é um termo usado no comércio eletrônico para definir a logística da loja. Ele pode ser definido como um componente essencial do e-commerce, compreendendo a totalidade da cadeia logística que pode ser composta de:

  • Recepção e condicionamento de produtos;
  • Estocagem;
  • Picking (deslocamento de  produtos para a preparação do pedido);
  • Intervenção das transportadoras assumindo a entrega.

Essas etapas devem ser inseridas em ferramentas de rastreamento dos pedidos, permitindo um melhor controle das diferentes operações, e dando aos clientes informações em tempo real da fase em que se encontra o produto adquirido.

O E-commerce necessita de uma cadeia logística que atenda a necessidade de entregas em um país continental com uma velocidade extremamente restrita, em vista que uma das principais questões valorizadas por clientes de e-commerce é justamente o tempo de espera entre a compra e a chegada do produto. Atualmente esse tempo depende de algumas variáveis logísticas apresentadas acima.

011 - logistica_para_lojas_virtuais

A logística de e-commerce evoluiu e ajudou o crescimento do e-commerce, constituindo-se em uma importante vantagem competitiva deste seguimento, já que possibilita uma melhor gestão de compras e estoques, agilidade nas entregas, abrangência de entregas (capitais, interior, etc), disponibilidade de espaço e horários, além de ter um baixo custo, quando bem gerenciada. Hoje o uso de operadores logísticos para gerenciar os estoques, movimentação e distribuição dos produtos tem sido amplamente utilizado por empresas de E-commerce total ou parcialmente, pelos inúmeros benefícios oferecidos através da logística especializada.

Notavelmente, a logística das lojas virtuais está se tornando o pesadelo de qualquer modelo de negócio. Grandes grupos de comércio eletrônico vêm investindo pesado no desenvolvimento de centros de distribuição avançados. Outros, na capilarização de unidades de distribuição através de centros compartilhados espalhados pelo território nacional. Tecnologia, muito dinheiro e disposição vêm sendo investidos na tentativa de melhorar o sistema de entregas, visando fidelizar clientes, mas o fato é que somente essa iniciativa não será totalmente eficaz se não houver um acompanhamento logístico planejado, que cuide integralmente dos processos aplicados nesses centros de distribuição.

O custo de um serviço de logística pode ser bastante elevado, e ele deve ser levado em conta nos cálculos dos custos totais da loja para que seu crescimento seja sustentável. De qualquer maneira, ter uma boa e-logística – sendo ela interna ou com o auxílio de uma boa plataforma externa – é uma real vantagem concorrencial para fidelizar os clientes de sua loja virtual.

Um bom sistema de logística que funcione de forma eficiente é capaz de fidelizar seu consumidor de forma que ele não troque seu site por nenhum outro que ofereça o mesmo produto. 

Gostou? Compartilhe

Sobre o autor | Website

Thiago Silva trabalha com projetos web desde de 2009, é analista de sistemas ERP e hoje ele possui vários projetos na web, como blogs, empresas de hospedagem e lojas virtuais. Atualmente ele se dedica a projetos web, palestras, desenvolvimento de sistemas e dando aulas em vários cursos livres.

Quer Saber Mais? .. Baixe GRÁTIS o Livro

Quer Saber Mais? .. Baixe GRÁTIS o Livro

Para qual e-mail vamos ENVIAR o LIVRO?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.