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Planejamento

Como Funciona o Pagamento em uma Loja Virtual

Não é possível trabalhar um e-commerce sem uma forma de pagamento viável e acessivo ao seu público. A disponibilização do bancário ainda é necessária porque uma parcela dos compradores on-line não possui o cartão de crédito. 

Existem alguns modelos para a prática de vendas online, porém apenas dois são recomendados e seguros, um é usando empresas que fazem todo o processamento do pagamento do e-commerce por você em um ambiente a parte do seu, ou seja, em outro site com a marca de um terceiro, SÃO CHAMADAS DE INTERMEDIADORAS, como por exemplo, o Pag. Digital, PagSeguro, PayPal, MoIP e Dinheiro Mail.

O outro modelo é utilizar soluções “White Label”, onde todo o processamento de dados ocorre “dentro do seu site” sem evidenciar intervenção de outras empresas, porem envolve contratar mais fornecedores, como Gateway (Cobre Bem, Braspag e Softwafre Express), Anti Fraude (Clear Sale, FControl, Cyber Source), Certificado Digital (Certisign, Thawte), Cartões de Crédito (Cielo ou Redecard), além de ser necessário ter uma plataforma que possibilite a integração destes sistemas e usar o protocolo a https para navegação segura.

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Os bancos também oferecem soluções mistas de recebimento, aos seus clientes comerciantes que tenham interesse em vender pela Internet. O Itaú possui a plataforma Shopline, o Bradesco o sistema Shopfácil, o Banco do Brasil por meio do BB Office Bank, além de um pool de diversos outros bancos que atuam por meio da solução Cheque-eletrônico.com Basicamente todas essas plataformas disponibilizam uma cesta de opções de pagamento que geralmente inclui:

  • Impressão de boleto para pagamento em qualquer banco
  • Cartão de crédito com a bandeira do banco fornecedor
  • Pagamento à vista por transferência eletrônica para clientes com conta no banco fornecedor da solução
  • Possibilidade de financiamento da compra, também, para os clientes do banco

Mesmo nessa solução mista, você vai ter que contratar as operadoras de cartões para atender os seus clientes cujos cartões são de outros bancos. De qualquer modo, como sua loja virtual vai necessitar de uma conta bancária, qualquer que seja a forma de pagamento disponibilizada, vale a pena utilizar uma plataforma diversificada de pagamentos. Assim você estará gerando mais facilidade para a parcela de seus clientes que também forem clientes do mesmo banco.

Existe outro fator, também importante, a ser considerado. Os bancos que oferecem a exposição da loja em seus shoppings virtuais possibilitam o acesso a uma grande quantidade de clientes potenciais, além de transferir uma dose de credibilidade ao seu negócio. São benefícios que valem a pena, embora, todos  nós saibamos, tudo tem o seu preço.

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Sobre o autor | Website

Thiago Silva trabalha com projetos web desde de 2009, é analista de sistemas ERP e hoje ele possui vários projetos na web, como blogs, empresas de hospedagem e lojas virtuais. Atualmente ele se dedica a projetos web, palestras, desenvolvimento de sistemas e dando aulas em vários cursos livres.

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